PIGIRS DOS MUNICÍPIOS ASSOCIADOS DA AMUNESC (JOINVILLE, GARUVA, SÃO FRANCISCO DO SUL, ITAPOÁ, BALNEÁRIO BARRA DO SUL, ARAQUARI E CAMPO ALEGRE)

 

CAMPO ALEGRE

Segue link para audiência publica virtual do Município de Campo Alegre, a ser realizada no dia 11/08 às 08:30.

Para acessar, clicar no link https://meet.jit.si/AudienciaPMGIRSCampoAlegre.

 

BALNEÁRIO BARRA DO SUL

Segue link para audiência publica virtual do Município de Balneário Barra do Sul, a ser realizada no dia 12/08 às 08:30hs.

Para acessar, clicar no link https://meet.jit.si/AudienciaPMGIRSBalnearioBarraDoSul

 

GARUVA

Segue link para audiência publica virtual do Município de Garuva, a ser realizada no dia 12/08 às 13:30hs.

Para acessar, clicar no link https://meet.jit.si/AudienciaPMGIRSGaruva

 

SÃO FRANCISCO DO SUL

Segue link para audiência publica virtual do Município de São Francisco do Sul, a ser realizada no dia 12/08 às 18:00hs.

Para acessar, clicar no link https://meet.jit.si/AudienciaPMGIRSSaoFranciscoDoSul

 

ITAPOÁ

Segue link para audiência publica virtual do Município de Itapoá, a ser realizada no dia 13/08 às 08:30.

Para acessar, clicar no link https://meet.jit.si/AudienciaPMGIRSItapoa

 

ARAQUARI

Segue link para audiência publica virtual do Município de Araquari, a ser realizada no dia 13/08 às 13:30.

Para acessar, clicar no link https://meet.jit.si/AudienciaPMGIRSAraquari

 

JOINVILLE

Segue link para audiência publica virtual do Município de Joinville, a ser realizada no dia 13/08 às 18:00.

Para acessar, clicar no link https://meet.jit.si/AudienciaPMGIRSJoinville


O Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) é um
instrumento da Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS (Lei Federal nº
12.305/2010) que visa proporcionar o conhecimento da atual situação dos resíduos
sólidos em âmbito local, com o consequente planejamento de metas e ações a fim de
sanar as deficiências encontradas na gestão dos resíduos sólidos em Joinville, assim
como de otimizar e aperfeiçoar o gerenciamento dos diferentes tipos de resíduos
existentes.
Segundo a PNRS, a elaboração do PMGIRS constitui condição para acesso a
recursos da União, ou por ela controlados, destinados a empreendimentos e serviços
relacionados à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos. Nessa linha, serão
priorizados no acesso aos recursos federais os municípios que optarem por soluções
consorciadas intermunicipais para a gestão dos resíduos sólidos.
Nesse ínterim, o Governo do Estado (por intermédio da Secretaria de Estado do
Desenvolvimento Econômico Sustentável) em conjunto com a Associação de
Municípios do Nordeste de Santa Catarina (AMUNESC) e a Empresa Premier
Engenharia (empresa executora do planejamento), está promovendo a elaboração dos
Planos de Resíduos Sólidos dos municípios que integram a AMUNESC, com objetivo
de propor e atualizar as metas e ações para o setor de resíduos sólidos em âmbito
local e incentivar a implementação de ações compartilhadas entre os municípios que
formam a Associação.
A fim de que a população participe efetivamente do processo de elaboração do Plano
na sua cidade, realizar-se-á audiência pública virtual (videoconferência), no dia 13 de
agosto de 2020, às 18;00 hs, com o objetivo de apresentar à sociedade os aspectos
gerais do planejamento das ações, em especial as propostas de gestão relacionadas
aos resíduos sólidos gerados no município.
O acesso à audiência na data programada deverá ser feito através da plataforma
JITSI MEET e o link para acessar será disponibilizado no dia da referida audiência no
Site da Prefeitura. Solicitamos que os interessados realizem inscrição prévia para a
audiência enviando seus dados (nome completo, profissão/entidade que representa,
telefone e email) para o correio eletrônico da empresa executora do contrato
(premiereng@premiereng.com.br). No assunto do e-mail deve-se colocar “Audiência
Joinville”.
Contamos com a sua participação!


O Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) é um
instrumento da Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS (Lei Federal nº
12.305/2010) que visa proporcionar o conhecimento da atual situação dos resíduos
sólidos em âmbito local, com o consequente planejamento de metas e ações a fim de
sanar as deficiências encontradas na gestão dos resíduos sólidos em Araquari, assim
como de otimizar e aperfeiçoar o gerenciamento dos diferentes tipos de resíduos
existentes.
Segundo a PNRS, a elaboração do PMGIRS constitui condição para acesso a
recursos da União, ou por ela controlados, destinados a empreendimentos e serviços
relacionados à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos. Nessa linha, serão
priorizados no acesso aos recursos federais os municípios que optarem por soluções
consorciadas intermunicipais para a gestão dos resíduos sólidos.
Nesse ínterim, o Governo do Estado (por intermédio da Secretaria de Estado do
Desenvolvimento Econômico Sustentável) em conjunto com a Associação de
Municípios do Nordeste de Santa Catarina (AMUNESC) e a Empresa Premier
Engenharia (empresa executora do planejamento), está promovendo a elaboração dos
Planos de Resíduos Sólidos dos municípios que integram a AMUNESC, com objetivo
de propor e atualizar as metas e ações para o setor de resíduos sólidos em âmbito
local e incentivar a implementação de ações compartilhadas entre os municípios que
formam a Associação.
A fim de que a população participe efetivamente do processo de elaboração do Plano
na sua cidade, realizar-se-á audiência pública virtual (videoconferência), no dia 13 de
agosto de 2020, às 13:30 hs, com o objetivo de apresentar à sociedade os aspectos
gerais do planejamento das ações, em especial as propostas de gestão relacionadas
aos resíduos sólidos gerados no município.
O acesso à audiência na data programada deverá ser feito através da plataforma
JITSI MEET e o link para acessar será disponibilizado no dia da referida audiência no
Site da Prefeitura. Solicitamos que os interessados realizem inscrição prévia para a
audiência enviando seus dados (nome completo, profissão/entidade que representa,
telefone e email) para o correio eletrônico da empresa executora do contrato
(premiereng@premiereng.com.br). No assunto do e-mail deve-se colocar “Audiência
Araquari”.
Contamos com a sua participação!


O Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) é um
instrumento da Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS (Lei Federal nº
12.305/2010) que visa proporcionar o conhecimento da atual situação dos resíduos
sólidos em âmbito local, com o consequente planejamento de metas e ações a fim de
sanar as deficiências encontradas na gestão dos resíduos sólidos em Itapoá, assim
como de otimizar e aperfeiçoar o gerenciamento dos diferentes tipos de resíduos
existentes.
Segundo a PNRS, a elaboração do PMGIRS constitui condição para acesso a
recursos da União, ou por ela controlados, destinados a empreendimentos e serviços
relacionados à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos. Nessa linha, serão
priorizados no acesso aos recursos federais os municípios que optarem por soluções
consorciadas intermunicipais para a gestão dos resíduos sólidos.
Nesse ínterim, o Governo do Estado (por intermédio da Secretaria de Estado do
Desenvolvimento Econômico Sustentável) em conjunto com a Associação de
Municípios do Nordeste de Santa Catarina (AMUNESC) e a Empresa Premier
Engenharia (empresa executora do planejamento), está promovendo a elaboração dos
Planos de Resíduos Sólidos dos municípios que integram a AMUNESC, com objetivo
de propor e atualizar as metas e ações para o setor de resíduos sólidos em âmbito
local e incentivar a implementação de ações compartilhadas entre os municípios que
formam a Associação.
A fim de que a população participe efetivamente do processo de elaboração do Plano
na sua cidade, realizar-se-á audiência pública virtual (videoconferência), no dia 13 de
agosto de 2020, às 08:30 hs, com o objetivo de apresentar à sociedade os aspectos
gerais do planejamento das ações, em especial as propostas de gestão relacionadas
aos resíduos sólidos gerados no município.
O acesso à audiência na data programada deverá ser feito através da plataforma
JITSI MEET e o link para acessar será disponibilizado no dia da referida audiência no
Site da Prefeitura. Solicitamos que os interessados realizem inscrição prévia para a
audiência enviando seus dados (nome completo, profissão/entidade que representa,
telefone e email) para o correio eletrônico da empresa executora do contrato
(premiereng@premiereng.com.br). No assunto do e-mail deve-se colocar “Audiência
ltapoá”.
Contamos com a sua participação!


O Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) é um
instrumento da Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS (Lei Federal nº
12.305/2010) que visa proporcionar o conhecimento da atual situação dos resíduos
sólidos em âmbito local, com o consequente planejamento de metas e ações a fim de
sanar as deficiências encontradas na gestão dos resíduos sólidos em São Francisco
do Sul, assim como de otimizar e aperfeiçoar o gerenciamento dos diferentes tipos de
resíduos existentes.
Segundo a PNRS, a elaboração do PMGIRS constitui condição para acesso a
recursos da União, ou por ela controlados, destinados a empreendimentos e serviços
relacionados à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos. Nessa linha, serão
priorizados no acesso aos recursos federais os municípios que optarem por soluções
consorciadas intermunicipais para a gestão dos resíduos sólidos.
Nesse ínterim, o Governo do Estado (por intermédio da Secretaria de Estado do
Desenvolvimento Econômico Sustentável) em conjunto com a Associação de
Municípios do Nordeste de Santa Catarina (AMUNESC) e a Empresa Premier
Engenharia (empresa executora do planejamento), está promovendo a elaboração dos
Planos de Resíduos Sólidos dos municípios que integram a AMUNESC, com objetivo
de propor e atualizar as metas e ações para o setor de resíduos sólidos em âmbito
local e incentivar a implementação de ações compartilhadas entre os municípios que
formam a Associação.
A fim de que a população participe efetivamente do processo de elaboração do Plano
na sua cidade, realizar-se-á audiência pública virtual (videoconferência), no dia 12 de
agosto de 2020, às 18:00 hs, com o objetivo de apresentar à sociedade os aspectos
gerais do planejamento das ações, em especial as propostas de gestão relacionadas
aos resíduos sólidos gerados no município.
O acesso à audiência na data programada deverá ser feito através da plataforma
JITSI MEET e o link para acessar será disponibilizado no dia da referida audiência no
Site da Prefeitura. Solicitamos que os interessados realizem inscrição prévia para a
audiência enviando seus dados (nome completo, profissão/entidade que representa,
telefone e email) para o correio eletrônico da empresa executora do contrato
(premiereng@premiereng.com.br). No assunto do e-mail deve-se colocar “Audiência
São Francisco do Sul”.
Contamos com a sua participação!


O Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) é um
instrumento da Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS (Lei Federal nº
12.305/2010) que visa proporcionar o conhecimento da atual situação dos resíduos
sólidos em âmbito local, com o consequente planejamento de metas e ações a fim de
sanar as deficiências encontradas na gestão dos resíduos sólidos em Garuva, assim
como de otimizar e aperfeiçoar o gerenciamento dos diferentes tipos de resíduos
existentes.
Segundo a PNRS, a elaboração do PMGIRS constitui condição para acesso a
recursos da União, ou por ela controlados, destinados a empreendimentos e serviços
relacionados à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos. Nessa linha, serão
priorizados no acesso aos recursos federais os municípios que optarem por soluções
consorciadas intermunicipais para a gestão dos resíduos sólidos.
Nesse ínterim, o Governo do Estado (por intermédio da Secretaria de Estado do
Desenvolvimento Econômico Sustentável) em conjunto com a Associação de
Municípios do Nordeste de Santa Catarina (AMUNESC) e a Empresa Premier
Engenharia (empresa executora do planejamento), está promovendo a elaboração dos
Planos de Resíduos Sólidos dos municípios que integram a AMUNESC, com objetivo
de propor e atualizar as metas e ações para o setor de resíduos sólidos em âmbito
local e incentivar a implementação de ações compartilhadas entre os municípios que
formam a Associação.
A fim de que a população participe efetivamente do processo de elaboração do Plano
na sua cidade, realizar-se-á audiência pública virtual (videoconferência), no dia 12 de
agosto de 2020, às 13:30 hs, com o objetivo de apresentar à sociedade os aspectos
gerais do planejamento das ações, em especial as propostas de gestão relacionadas
aos resíduos sólidos gerados no município.
O acesso à audiência na data programada deverá ser feito através da plataforma
JITSI MEET e o link para acessar será disponibilizado no dia da referida audiência no
Site da Prefeitura. Solicitamos que os interessados realizem inscrição prévia para a
audiência enviando seus dados (nome completo, profissão/entidade que representa,
telefone e email) para o correio eletrônico da empresa executora do contrato
(premiereng@premiereng.com.br). No assunto do e-mail deve-se colocar “Audiência
Garuva”.
Contamos com a sua participação!


O Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) é um
instrumento da Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS (Lei Federal nº
12.305/2010) que visa proporcionar o conhecimento da atual situação dos resíduos
sólidos em âmbito local, com o consequente planejamento de metas e ações a fim de
sanar as deficiências encontradas na gestão dos resíduos sólidos em Balneário Barra
do Sul, assim como de otimizar e aperfeiçoar o gerenciamento dos diferentes tipos de
resíduos existentes.
Segundo a PNRS, a elaboração do PMGIRS constitui condição para acesso a
recursos da União, ou por ela controlados, destinados a empreendimentos e serviços
relacionados à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos. Nessa linha, serão
priorizados no acesso aos recursos federais os municípios que optarem por soluções
consorciadas intermunicipais para a gestão dos resíduos sólidos.
Nesse ínterim, o Governo do Estado (por intermédio da Secretaria de Estado do
Desenvolvimento Econômico Sustentável) em conjunto com a Associação de
Municípios do Nordeste de Santa Catarina (AMUNESC) e a Empresa Premier
Engenharia (empresa executora do planejamento), está promovendo a elaboração dos
Planos de Resíduos Sólidos dos municípios que integram a AMUNESC, com objetivo
de propor e atualizar as metas e ações para o setor de resíduos sólidos em âmbito
local e incentivar a implementação de ações compartilhadas entre os municípios que
formam a Associação.
A fim de que a população participe efetivamente do processo de elaboração do Plano
na sua cidade, realizar-se-á audiência pública virtual (videoconferência), no dia 12 de
agosto de 2020, às 08:30hs, com o objetivo de apresentar à sociedade os aspectos
gerais do planejamento das ações, em especial as propostas de gestão relacionadas
aos resíduos sólidos gerados no município.
O acesso à audiência na data programada deverá ser feito através da plataforma
JITSI MEET e o link para acessar será disponibilizado no dia da referida audiência no
Site da Prefeitura. Solicitamos que os interessados realizem inscrição prévia para a
audiência enviando seus dados (nome completo, profissão/entidade que representa,
telefone e email) para o correio eletrônico da empresa executora do contrato
(premiereng@premiereng.com.br). No assunto do e-mail deve-se colocar “Audiência
Balneário Barra do Sul”.
Contamos com a sua participação!


O Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) é um
instrumento da Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS (Lei Federal nº
12.305/2010) que visa proporcionar o conhecimento da atual situação dos resíduos
sólidos em âmbito local, com o consequente planejamento de metas e ações a fim de
sanar as deficiências encontradas na gestão dos resíduos sólidos em Campo Alegre,
assim como de otimizar e aperfeiçoar o gerenciamento dos diferentes tipos de
resíduos existentes.
Segundo a PNRS, a elaboração do PMGIRS constitui condição para acesso a
recursos da União, ou por ela controlados, destinados a empreendimentos e serviços
relacionados à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos. Nessa linha, serão
priorizados no acesso aos recursos federais os municípios que optarem por soluções
consorciadas intermunicipais para a gestão dos resíduos sólidos.
Nesse ínterim, o Governo do Estado (por intermédio da Secretaria de Estado do
Desenvolvimento Econômico Sustentável) em conjunto com a Associação de
Municípios do Nordeste de Santa Catarina (AMUNESC) e a Empresa Premier
Engenharia (empresa executora do planejamento), está promovendo a elaboração dos
Planos de Resíduos Sólidos dos municípios que integram a AMUNESC, com objetivo
de propor e atualizar as metas e ações para o setor de resíduos sólidos em âmbito
local e incentivar a implementação de ações compartilhadas entre os municípios que
formam a Associação.
A fim de que a população participe efetivamente do processo de elaboração do Plano
na sua cidade, realizar-se-á audiência pública virtual (videoconferência), no dia 11 de
agosto de 2020, às 08:30 hs, com o objetivo de apresentar à sociedade os aspectos
gerais do planejamento das ações, em especial as propostas de gestão relacionadas
aos resíduos sólidos gerados no município.
O acesso à audiência na data programada deverá ser feito através da plataforma
JITSI MEET e o link para acessar será disponibilizado no dia da referida audiência no
Site da Prefeitura. Solicitamos que os interessados realizem inscrição prévia para a
audiência enviando seus dados (nome completo, profissão/entidade que representa,
telefone e email) para o correio eletrônico da empresa executora do contrato
(premiereng@premiereng.com.br). No assunto do e-mail deve-se colocar “Audiência
Campo Alegre”.
Contamos com a sua participação!


Encontra-se em andamento a consulta pública referente aos aspectos gerais do planejamento das ações, integrante à Meta 3 do processo de elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Araquari.

Todas as informações necessárias encontram-se disponíveis no site da Prefeitura de Araquari (https://www.araquari.sc.gov.br/servico/120/plano-municipal-de-gestao-integrada-de-residuos-solidos-pmgirs-), sendo que as contribuições e considerações podem ser encaminhadas até o dia 28 de maio de 2020 através do e-mail eng.quimico@araquari.sc.gov.br.

Participe!


A consulta pública referente aos aspectos gerais do planejamento das ações, integrante à Meta 3 do processo de elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de São Bento do Sul acontecerá entre os dias 05 e 20 de maio de 2020.

Todas as informações necessárias encontram-se disponíveis no site do SAMAE de São Bento do Sul (http://www.samaesbs.sc.gov.br/consulta-publica), sendo que as contribuições e considerações podem ser encaminhadas através do e-mail paulo@samaesbs.sc.gov.br.

Participe!


Foi publicada no dia 04 de maio a consulta pública referente aos aspectos gerais do planejamento das ações, integrante à Meta 3 do processo de elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Garuva.

Todas as informações necessárias encontram-se disponíveis no site da Prefeitura de Garuva (https://garuva.atende.net/#!/tipo/noticia/valor/477), sendo que as contribuições e considerações podem ser encaminhadas até o dia 20 de maio de 2020 através do e-mail sesa@garuva.sc.gov.br.

Participe!


Foi publicada no dia 24 de abril a consulta pública referente aos aspectos gerais do planejamento das ações, integrante à Meta 3 do processo de elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Balneário Barra do Sul.

Todas as informações necessárias encontram-se disponíveis no site da Prefeitura de Balneário Barra do Sul (https://balneariobarradosul.atende.net/#!/tipo/noticia/valor/103), sendo que as contribuições e considerações podem ser encaminhadas até o dia 09 de maio de 2020 através do e-mail engenharia.seplan@gmail.com.

Participe!


Foi publicada no dia 15 de abril a consulta pública referente aos aspectos gerais do planejamento das ações, integrante à Meta 3 do processo de elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Campo Alegre.

Todas as informações necessárias encontram-se disponíveis no site da Prefeitura de Campo Alegre (https://www.campoalegre.sc.gov.br/noticias/index/ver/codNoticia/612086/codMapaItem/18541), sendo que as contribuições e considerações podem ser encaminhadas até o dia 30 de abril de 2020 através do e-mail esaguas@campoalegre.sc.gov.br.

Participe!


Encontra-se em andamento a consulta pública referente aos aspectos gerais do planejamento das ações, integrante à Meta 3 do processo de elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de São Francisco do Sul.

Todas as informações necessárias encontram-se disponíveis no site da Prefeitura de São Francisco do Sul (https://www.saofranciscodosul.sc.gov.br/noticia/7588/aberta-consulta-publica-do-plano-municipal-de-gestao-integrada-de-residuos-solidos-meta-3-), sendo que as contribuições e considerações podem ser encaminhadas até o dia 21 de abril de 2020 através do e-mail smma.lic@saofranciscodosul.sc.gov.br.

Participe!


Encontra-se em andamento a consulta pública referente aos aspectos gerais do planejamento das ações, integrante à Meta 3 do processo de elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Rio Negrinho.

Todas as informações necessárias encontram-se disponíveis no site da Prefeitura de Rio Negrinho (https://www.rionegrinho.sc.gov.br/noticia/3173/plano-municipal-de-gestao-integrada-de-residuos-solidos-tem-consulta-publica), sendo que as contribuições e considerações podem ser encaminhadas até o dia 17 de abril de 2020 através do e-mail meioambiente@rionegrinho.sc.gov.br.

Participe!


Encontra-se em andamento a consulta pública referente ao diagnóstico dos resíduos sólidos gerados em Rio Negrinho, integrante à Meta 2 do processo de elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

O documento contendo as informações do diagnóstico encontra-se disponível no site da Prefeitura de Rio Negrinho (https://www.rionegrinho.sc.gov.br/consulta-publica), sendo que as contribuições e considerações podem ser encaminhadas até o dia 13 de dezembro de 2019 através do e-mail meioambiente@rionegrinho.sc.gov.br.

Participe!


A Prefeitura de Joinville, a Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (AMUNESC) e a Empresa Premier Engenharia vêm a público informar que a consulta pública referente ao diagnóstico dos resíduos sólidos gerados em Joinville, integrante à Meta 2 do processo de elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Joinville, encontra-se oficialmente aberta, com objetivo que o público em geral tenha conhecimento dos dados qualitativos e quantitativos acerca dos diferentes tipos de resíduos sólidos gerados em âmbito municipal.

O documento contendo os resultados do diagnóstico está disponível na aba “PIGIRS DOCUMENTOS” (na Pasta Joinville) deste site, sendo que as contribuições e considerações podem ser encaminhadas até o dia 30 de dezembro de 2019 através do e-mail premiereng@premiereng.com.br.

Participe!


A oficina no Município de Balneário Barra do Sul foi realizada no dia 13 de dezembro de 2018, às 10:30 horas, na Secretaria de Planejamento.

Para o evento foram convidados, através de contato telefônico e e-mail, todos os integrantes do Comitê Diretor Local, composto por representantes (gestores ou técnicos) dos principais órgãos municipais envolvidos no tema. 

Durante o evento, além do conteúdo técnico diretamente relacionado ao diagnóstico dos resíduos sólidos, foi realizada preliminarmente uma explanação a respeito da elaboração do Plano, apresentando suas etapas e destacando sua importância para o município e para a região.


As Oficinas foram realizadas nos nove municípios integrantes do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada e Resíduos Sólidos - PIGIRS, com o objetivo de apresentar o Projeto de Mobilização Social e o Levantamento, Identificação e Análise de Conjunto Normativo existente em cada município. 

Participaram das Oficinas, os Comitês Diretores Locais dos municípios e a Empresa Contratada Premier Engenharia, o qual presidiu e apresentou os conteúdos programados.

Durante os eventos foi realizada uma explanação a respeito da elaboração do Plano, destacando sua importância para os municípios e região, conteúdo mínimo, planejamento proposto, próximos eventos, cronograma de execução, entre outras informações referentes à execução do PIGIRS.

 


A elaboração de um Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PIGIRS) requer a formatação de um modelo de planejamento participativo. As diferentes fases da elaboração do Plano, bem como as etapas seguintes de implantação e revisão, requerem a inserção das perspectivas e aspirações da sociedade, seus interesses múltiplos e a apreciação da efetiva realidade local para o setor de resíduos sólidos. Sendo assim, torna-se necessário a formação do Comitê Diretor Local que contemplem atores sociais intrínsecos à operacionalização do PIGIRS.

O Comitê Diretor Local, instituído pela Autoridade Municipal (Prefeito Municipal), deve ser composto por representantes (gestores ou técnicos) dos principais órgãos municipais envolvidos no tema (secretarias de meio ambiente, agricultura, obras, saúde, finanças e outras). O Comitê Diretor Local deverá acompanhar e cooperar no processo de mobilização social a nível municipal; deliberar sobre estratégias e mecanismos que assegurem a elaboração e implantação do Plano; propor e garantir locais para realização das reuniões técnicas e audiências públicas; sugerir alternativas sobre o ponto de vista local; validar os conteúdos técnicos que serão apresentados nas audiências públicas; e participar das audiências públicas.

Ainda, deve ser formado um Comitê Diretor Regional, composto pela indicação de um representante de cada município associado, sendo este integrante do Comitê Diretor Local. Este Comitê será muito importante na interlocução entre os diversos atores envolvidos na construção do Plano, tendo como responsabilidades: acompanhar o processo da execução do presente termo/contrato; ddeliberar sobre estratégias e mecanismos que assegurem a elaboração do PIGIRS e sua implementação; sugerir alternativas sobre o ponto de vista regional; vvalidar os conteúdos técnicos que serão apresentados nas audiências públicas regionais; e aacompanhar os eventos de apresentação e discussão pública dos conteúdos técnicos elaborados pela Consultora.

Nos meses de maio e junho de 2018, cada município contemplado com o Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos formou seu Comitê Diretor Municipal, bem como indicou seu representante para integrar o Comitê Diretor Regional.

Fonte: Premier Engenharia


Com o crescimento das cidades e o desenvolvimento sustentável sendo uma necessidade, é preciso pensar como os municípios darão soluções aos resíduos gerados por contribuintes e empresas. Neste contexto, a secretária executiva da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Joinville, Simone Schramm, assinou, no dia 21 de março de 2018, a ordem de serviço para elaboração do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. O investimento de R$ 460 mil vai atender nove cidades da região Norte.

O termo de colaboração é celebrado entre o Governo do Estado e a Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc). Os estudos contemplam Joinville, Garuva, Rio Negrinho, São Francisco do Sul, Itapoá, Balneário Barra do Sul, Araquari, Campo Alegre e São Bento do Sul. A autorização foi nesta quarta-feira, 21, e contou com a presença do prefeito de Campo Alegre, Rubens Blaszkowski, também presidente da Amunesc. A vencedora da licitação é a Premier Engenharia e Consultoria Ltda Me.

A empresa tem um ano para elaborar um diagnóstico de cada município nas áreas da saúde, construção civil, industriais, agrosilvipastoril (embalagens de produtos agrotóxicos), reversos (como pilhas e pneus) e os urbanos (coleta terceirizada). O objetivo é identificar como são geridos e destinados os resíduos em cada município, quais são as áreas ambientalmente preparadas para receber o material como aterros sanitários ou industriais e identificar, por exemplo, pontos de coleta de política reversa. Depois serão propostas ações para atender a necessidade dessas cidades por até 20 anos, podendo ser indústrias de reciclagem, novos aterros ou até mesmo maior fiscalização.

Fonte: Imprensa ADR Joinville


No dia 05 de outubro de 2017, durante a reunião dos Conselhos de Desenvolvimento Regional de Joinville e Jaraguá do Sul, foi assinada a liberação dos recursos para a elaboração do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. O investimento vai atender a demanda dos Municípios da Região da Amunesc. A assembleia aberta à comunidade iniciou às 14h, no auditório da Associação Empresarial de Guaramirim (Aciag).

O investimento é celebrado por meio de termo de colaboração assinado entre o Governo do Estado por meio da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Joinville e a Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc). Serão contemplados com os planos municipais os municípios de Joinville, Garuva, Rio Negrinho, São Francisco do Sul, Itapoá, Balneário Barra do Sul, Araquari, Campo Alegre e São Bento do Sul. O investimento de R$ 460 mil atende a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A empresa vencedora da licitação é a Premier Engenharia e Consultoria Ltda Me.

No encontro, os prefeitos e representantes dos municípios debateram a destinação dos resíduos de origem domiciliar, industrial, hospitalar, construção civil, mineração e de comércios e serviços. A discussão conjunta passa por ampliação ou criação de novos aterros sanitários e industriais, a implementação dos planos municipais – prazo encerra em julho de 2018 – coleta seletiva e política reversa com a educação ambiental às pessoas. A palestra foi da engenheira química Ana Luisa Rizzatti da Costa.

Fonte: Imprensa ADR Joinville