ADR JOINVILLE AUTORIZA ELABORAÇÃO DE ESTUDOS SOBRE DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM NOVE CIDADES

Com o crescimento das cidades e o desenvolvimento sustentável sendo uma necessidade, é preciso pensar como os municípios darão soluções aos resíduos gerados por contribuintes e empresas. Neste contexto, a secretária executiva da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Joinville, Simone Schramm, assinou, no dia 21 de março de 2018, a ordem de serviço para elaboração do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. O investimento de R$ 460 mil vai atender nove cidades da região Norte.

O termo de colaboração é celebrado entre o Governo do Estado e a Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc). Os estudos contemplam Joinville, Garuva, Rio Negrinho, São Francisco do Sul, Itapoá, Balneário Barra do Sul, Araquari, Campo Alegre e São Bento do Sul. A autorização foi nesta quarta-feira, 21, e contou com a presença do prefeito de Campo Alegre, Rubens Blaszkowski, também presidente da Amunesc. A vencedora da licitação é a Premier Engenharia e Consultoria Ltda Me.

A empresa tem um ano para elaborar um diagnóstico de cada município nas áreas da saúde, construção civil, industriais, agrosilvipastoril (embalagens de produtos agrotóxicos), reversos (como pilhas e pneus) e os urbanos (coleta terceirizada). O objetivo é identificar como são geridos e destinados os resíduos em cada município, quais são as áreas ambientalmente preparadas para receber o material como aterros sanitários ou industriais e identificar, por exemplo, pontos de coleta de política reversa. Depois serão propostas ações para atender a necessidade dessas cidades por até 20 anos, podendo ser indústrias de reciclagem, novos aterros ou até mesmo maior fiscalização.

Fonte: Imprensa ADR Joinville