PREFEITOS ASSINAM PLANO INTERMUNICIPAL DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS

No dia 05 de outubro de 2017, durante a reunião dos Conselhos de Desenvolvimento Regional de Joinville e Jaraguá do Sul, foi assinada a liberação dos recursos para a elaboração do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. O investimento vai atender a demanda dos Municípios da Região da Amunesc. A assembleia aberta à comunidade iniciou às 14h, no auditório da Associação Empresarial de Guaramirim (Aciag).

O investimento é celebrado por meio de termo de colaboração assinado entre o Governo do Estado por meio da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Joinville e a Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc). Serão contemplados com os planos municipais os municípios de Joinville, Garuva, Rio Negrinho, São Francisco do Sul, Itapoá, Balneário Barra do Sul, Araquari, Campo Alegre e São Bento do Sul. O investimento de R$ 460 mil atende a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A empresa vencedora da licitação é a Premier Engenharia e Consultoria Ltda Me.

No encontro, os prefeitos e representantes dos municípios debateram a destinação dos resíduos de origem domiciliar, industrial, hospitalar, construção civil, mineração e de comércios e serviços. A discussão conjunta passa por ampliação ou criação de novos aterros sanitários e industriais, a implementação dos planos municipais – prazo encerra em julho de 2018 – coleta seletiva e política reversa com a educação ambiental às pessoas. A palestra foi da engenheira química Ana Luisa Rizzatti da Costa.

Fonte: Imprensa ADR Joinville